INÍCIO

sexta-feira, 9 de junho de 2017

PREFEITURA MUNICIPAL DE LUÍS CORREIA LANÇA PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS.



Na manhã do dia 8 de junho do corrente ano, ocorreu um encontro com Professores, Coordenadores e Diretores das escolas municipais de Luís Correia/PI para debater Educação Ambiental e construir o projeto de intervenção socioambiental na comunidade escolar. O Projeto denominado de Despertar é uma iniciativa de Educação Ambiental que se propõe a um dialogo de saberes em uma abordagem sistêmica, contextualizando as dinâmicas ambientais, culturais, históricas, sociais e econômicas de Luís Correia, tendo como pano de fundo a comunidade escolar e seu principal espaço de atuação social: a escola.

O evento ocorreu na Biblioteca Virtual Jane C. Lima em alusão à Semana do Meio Ambiente e foi promovido pela Gerência de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação.


Na ocasião, o Gerente de Meio Ambiente (Noberto Pereira) abordou sobre as ações que a Gerência de Meio Ambiente vem realizando, dentre elas, destacou, as ações de arborização urbana que visam realizar o plantio de 1000 mudas no território do município somente este ano e a reestruturação do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

O encontro contou com a contribuição de parceiros institucionais que fundamentaram o encontro, promovendo intenso debate sobre a problemática ambiental. O ICMBio contribuiu com a palestra do Sociólogo Fernando Gomes que problematizou a questão socioambiental, a dinâmica organizacional da sociedade e como o homem se relaciona com o seu espaço e o seu meio ambiente. Apresentou uma retrospectiva histórica e as perspectivas para a construção da consciência crítica, ética e respeitosa com os recursos naturais.


Contou também, com a participação do Instituto Tartarugas do Delta (ITD), a Bióloga Werlane falou das ações de Educação Ambiental do Instituto e das perspectivas futuras de mais ações que possam contribuir para a efetiva sensibilização ambiental e preservação do patrimônio natural que é a tartaruga.


O projeto Despertar, Intervenção Socioambiental nas Escolas Municipais de Luís Correia/PI apresenta algumas linhas de ação, são elas: Sensibilização da comunidade escolar urbana e rural através de um diálogo entre saberes; Construção do senso crítico sobre a realidade socioambiental; Formação de multiplicadores; Formação e Capacitação continuada em Educação Ambiental para os profissionais da educação e Comunicação para Educação Ambiental.

O projeto foi apresentado aos professores pelo Diretor de Meio Ambiente (Nailton Araujo) e a Diretora de Planejamento Estratégico (Roseane Galeno), os quais enfatizaram que o projeto é flexível e tem caráter de elaboração participativa, pois, garante a efetiva participação dos agentes sociais da comunidade escolar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário