INÍCIO

sábado, 6 de maio de 2017

Fim de um festival! Prefeitura de Parnaíba ameaça acabar com Arraial de São João da Parnaíba


Discussão, revolta e incertezas marcou a reunião entre representantes de grupos culturais de Parnaíba, Conselho Municipal de Cultura e Superintendência Municipal de Cultura. O motivo do desacerto foram as mudanças propostas pela Prefeitura de Parnaíba relacionadas ao Arraial de São João da Parnaíba, realizado no período junino na Praça Mandu Ladino, mais conhecido como Quadrilhódromo.
O prefeito Mão Santa e o superintendente Teófilo Lima planejam tirar o festival do Quadrilhódromo, local onde são realizadas todas as apresentações (quadrilhas juninas, bumba-meu-boi, etc) e acabar com a competição entre os grupos, retirando também a premiação para as equipes. 



Para isso, as quadrilhas e bois, tanto das modalidades mirins quanto adultos fariam suas apresentações em bairros da cidade e receberiam uma espécie de “cachê” para isso (valor bem inferior da premiação já existente). Porém, os representantes de grupos disseram que o valor oferecido e as condições propostas não se adequam com a realidade que vive a cultura local. 



Outra preocupação dos membros dos grupos diz respeito ao espaço onde se apresentam. Deixariam de dançar em um espaço adequado para dançar em condições desproporcionais com os fazedores de cultura. 



Além dos grupos, outra categoria que ficaria prejudicada, além da população que sai de suas casas para assistir os espetáculos, são os que aguardam o ano inteiro para obter uma renda extra através do comércio de comidas típicas, artesanato, dentre outros produtos em estandes no entorno do Quadrilhódromo.



Após a reunião, quadrilheiros e boieiros usaram as redes sociais para demonstrar a indignação com as propostas do executivo municipal e dizem que não vão aceitar as mudanças. Outro encontro será realizado nesta segunda-feira, entre representantes de quadrilhas, bois e o prefeito de Parnaíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário