INÍCIO

quarta-feira, 29 de março de 2017

COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA ÁGUA



No dia 22 de março do corrente ano foi realizado o Seminário em alusão ao Dia Internacional da Água em nosso município.  O evento teve como público-alvo agricultores, entidades de classe, educadores e outros, com o objetivo de debater a problemática resultante da ausência de gerenciamento dos recursos hídricos e promover uma reflexão sobre a forma como nos relacionamos com os recursos da natureza. As comemorações ocorrem no mundo inteiro e servem de base para as ações do poder público ao passo em que são debatidas as reivindicações da sociedade em relação ao tema Recursos Hídricos. O seminário ocorreu no centro de Convivência Social e contou com a presença do Pároco local, o Pe. Marcelino Elias de Macêdo, que na ocasião divulgou a Campanha da Fraternidade deste ano.
Discussões pertinentes sobre o gerenciamento da água nas atividades de cultivo de pescados e agricultura familiar foram promovidas pela CODEVASF (Rafson Varela dos Santos); UFPI (Dr. Josenilton Sousa e Michele Vitoreli) e EMBRAPA MEIO NORTE (Dr. Laurindo André Rodrigues). E debate sobre Conservação, Uso Sustentável e Contaminação por agrotóxicos foram feitos pela SEMAR (Vaneska Maria Vasconcelos); AGESPISA (Carlos Alberto Souza Carvalho); e ADAPI (Deusiane Batista Sampaio). Na ocasião também participou um representante do Centro Regional de Assessoria e Capacitação - CERAC (Paulo José da Silva Anjos) com relatos das experiências do Programa 1 milhão de Cisternas no âmbito da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), uma rede formada por mil organizações da sociedade civil que atuam no semiárido para a gestão e no desenvolvimento de políticas públicas.
O evento foi realizado pela Secretaria de Finanças, Orçamento, Planejamento e Meio Ambiente através da Gerência de Meio Ambiente e Secretaria de Pesca e Aquicultura. Contou com a presença de associações, poder executivo municipal, poder legislativo e a sociedade civil em geral. Os questionamentos e propostas extraídas do evento comporão a agenda de ações de ambas as secretarias. A Gerência do Meio Ambiente enfatizou que os próximos passos é levar o debate para as escolas.

Durante o evento, os participantes foram agraciados pela belíssima apresentação da Banda Municipal de Luís Correia.

Contou com o apoio do Ministério Público do estado, Comarca de Luís Correia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário